Enfoque da Codificação Espírita
Questão
774. (...) Os laços sociais são necessários
ao progresso e os de família mais apertados
tornam os primeiros. Eis porque
os segundos constituem uma lei da Natureza.
Quis Deus que, por essa forma, os
homens aprendessem a amar-se como irmãos.
Questão
775. Qual seria, para a sociedade,
o resultado do relaxamento dos
laços de família?
Uma
recrudescência do egoísmo.
(O
Livro dos Espíritos, Allan Kardec, 1. ed. especial, FEB.)
a)
Honrai a vosso pai e a vossa mãe,
a fim de viverdes longo tempo na terra que
o Senhor vosso Deus vos dará. (Decálogo:
Êxodo, 20:12.) Cap. XIV item
2.
b)
(...) Quem é minha mãe e quem são
meus irmãos? (...) todo aquele que faz a vontade
de Deus, esse é meu irmão, minha irmã
e minha mãe. (Cap. XIV item 5.)
c)
Os laços do sangue não criam forçosamente
os liames entres os Espíritos. O
corpo procede do corpo, mas o Espírito não
procede do Espírito (...). (Cap. XIV item
8.)
d)
(...) Não é o pai quem cria o Espírito
de seu filho; ele mais não faz do que lhe
fornecer o invólucro corpóreo, cumprindo-lhe,
no entanto, auxiliar o desenvolvimento intelectual
e moral do filho, para fazê-lo progredir.
(...) (Cap. XIV item 8.)
e)
(...) Não são os da consangüinidade os
verdadeiros laços de família e
sim os da simpatia e da comunhão de idéias,
os quais prendem os Espíritos antes, durante
e depois de
suas encarnações. (...) (Cap.
XIV item 8.)
f)
Há, pois, duas espécies de famílias:
as famílias pelos laços espirituais e
as famílias pelos laços corporais. Duráveis,
as primeiras se fortalecem pela purificação
e se perpetuam no mundo dos Espíritos,
através das várias migrações da alma;
(...) (Cap. XIV item 8.)
g)
Deus não dá prova superior às forças
daquele que a pede; só permite as que podem
ser cumpridas. Se tal não sucede, não
é que falte possibilidade: falta a vontade. (...)
As provas rudes, (...) são quase sempre indício
de um fim de sofrimento e de um aperfeiçoamento
do Espírito, quando aceitas com
o pensamento em Deus. (...) . (Cap.
XIV item 9.)
h)
Mas, na união dos sexos, a par da lei
divina material, comum a todos os seres vivos,
há outra lei divina, imutável como todas
as leis de Deus, exclusivamente moral: a
lei de amor. Quis Deus que os seres se unissem
não só pelos laços da carne, mas também
pelos da alma, a fim de que a afeição
mútua dos esposos se lhes transmitisse aos
filhos e que fossem dois, e não um somente,
a amá-los, a cuidar deles e a fazê-los
progredir. (...) (Cap. XXII item 3.)
i)
Será então supérflua a lei civil e dever-se-á
volver aos casamentos segundo a Natureza?
Não, decerto. A lei civil tem por fim
regular as relações sociais e os interesses das
famílias, de acordo com as exigências da
civilização: por isso, é útil, necessária, mas
variável. (...) (Cap. XXII item 4.)
j)
O divórcio é lei humana que tem por
objeto separar legalmente o que já, de
fato, está separado. (...) (Cap. XXII item
5.)
(O
Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec,
1. ed. especial, FEB.)
Ninguém colocou melhor o problema da familia do
ResponderExcluirAllan Kardec,pois não se apoiou apenas na pesquisa das aparências formais, mas penetrou na
substância da questão, no plano das causas determinantes. Por isso nos oferece um esquema triplice das formações familiais do nosso tempo, a saber: